DESTAQUES

10 de dez. de 2011

P-Table - A Tabela Periódica Dinâmica

“Periodic Table”

O serviço PTable fornece uma tabela periódica, em versão atualizada, para você consultá-la quando precisar saber a disposição dos elementos químicos e suas respectivas famílias, exibindo informações fundamentais que os caracterizam: número atômico, massa atômica, nome e símbolo químico.

A novidade ficar por conta do dinamismo em que esses dados são apresentados. Selecionando a opção “Propriedades”, quando você clicar em um dos elementos, vão aparecer as informações quanto ao ponto de fusão e ebulição, eletronegatividade, potencial de ionização, porcentual de abundância na crosta terrestre, ano em que foi descoberto, entre muitos outros.
Propriedades do elemento químico
Na aba “Orbital”, é exibida a distribuição dos elétrons nas camadas do átomo e a configuração eletrônica por níveis de energia de acordo com Linus Pauling, além de mostrar como seria a geometria molecular caso o último elétron ficasse em um determinado nível.
Distribuição dos elétrons nas camadas
Já em “Isótopos” você confere, como o nome já indica, todos os isótopos de determinado elemento. PTable informa a massa atônica, abundância, grau de estabilidade e outros dados. Lembrando que são chamados de “isótopo” os átomos de um elemento que apresentam o mesmo número de prótons.
Isótopos de um elemento
É na aba principal que encontramos informações gerais e detalhadas sobre cada elemento da tabela periódica. Os elementos são coloridos conforme sua classificação: os metais alcalinos são alaranjados; os gases nobres, azuis; e assim por diante. Ao passar o cursor do mouse em cima da classificação, são destacados os elementos pertencentes àquele grupo.
Parceria com a Wikipédia
PTable possui uma espécie de parceria com a Wikipédia. Quando você clica em qualquer um dos elementos químicos da tabela, uma nova janela é aberta com a página da enciclopédia sobre o elemento. Você ainda pode selecionar as outras duas opções, “Video” e “Photos”, para conhecer as aplicações do elemento.
Conheça as aplicações do elemento
História da tabela dos elementos

A primeira tabela periódica surgiu no século XIX, com o químico russo Dmitri Mendeleiev. Ele havia organizado os elementos de acordo com a massa atômica de cada um e colocando-os em ordem crescente. Depois, formou grupos com aqueles que possuíam propriedades semelhantes. Devido à sua organização bastante eficiente, o formato da tabela de Mendeleiev ainda é usado atualmente, com a adição de várias informações sobre as características químicas e físicas dos elementos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...