DESTAQUES

19 de dez. de 2012

Por que choramos ao cortar cebola?



Quando precisamos cortar uma cebola vem logo a preocupação com a ardência que ela provoca, não é? Vamos descobrir os motivos pelos quais nós, ao cortarmos cebolas, não conseguimos conter as lágrimas. Qual será a química por trás disso?

A explicação para esse acontecimento deve-se às células da cebola, que uma parte é rica em enzimas e a outra em sulfuretos.

Consequentemente ao serem cortadas essas duas células se rompem e se misturam, resultando em uma substância chamada ácido sulfénico, que é transformada em um gás, a irritação é produzida quando esse gás atinge nossos olhos.

Quando o gás entra em contato com a água, é produzida uma solução fraca de ácido sulfúrico, então o organismo se defende do incômodo produzindo mais lágrimas.

Para poder cortar a cebola sem chorar, algumas pessoas usam alguns meios, como:

- Cortar a cebola dentro de uma bacia com água, ou debaixo da torneira;

- Colocar a cebola dentro da geladeira para que ela fique bem gelada antes de cortá-la, ou então cortá-la com uma faca gelada;

- Usar facas bem afiadas.

Todas as formas de cortar a cebola citadas acima têm o intuito de diminuir a ação dos compostos que, depois de reagirem, causam a irritação nos olhos.

Fonte:
Bloggers
IgEduca

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...