DESTAQUES

24 de mar. de 2012

Comida com Remédio: os novos alimentos funcionais irão trazer remédios


Comida com Remédio: os novos alimentos funcionais irão trazer remédios

Remédios nos AlimentosImagine a seguinte situação: você vai ao médico e ele lhe receita uma fatia de bolo e um suco de laranja. Isto pode se tornar uma realidade muito em breve: vem ai os alimentos funcionais com remédios. 
A idéia é antiga: no famoso filme da Mary Poppins já se dizia "just a spoon full of sugar helps the medicine go down".  A novidade agora está no uso da nanotecnologia para isto. As drogas são geralmente encapsuladas, em nanocontainers (como vesículas, nanoemulsões ou nanopartículas) ou mesmo em hidrogéis. Este material é então adicionado no preparo de alimentos - sem qualquer alteração no sabor. O fármaco é liberado durante a digestão, de maneira controlada. 
Um exemplo é o trabalho de químicos da Purdue University, em US; eles usaram a iota-carragenana, um polissacarídeo extraído de algas. Após dissolver em água eles deixaram esfriar e então esticaram miligotas do líquido viscoso. Após seco, o material era entumecido em uma solução orgânica com a droga hidrofóbica (no exemplo, usaram curcumina), que ficava aprisionada nas fibras do polímero. Depois, quando em água, a curcumina era lentamente liberada. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...