DESTAQUES

4 de jun. de 2012

Aplicações Domésticas do Vinagre
























A história do vinagre é muito interessante – a palavra significa “vinho azedo”. Data a parti da história do vinho e conta com uma documentação surpreendente. Suas aplicações foram infinitas desde a culinária a usos medicinais.
Cientificamente, é conhecido como solução diluída de ácido acético e pode ser produzido usando várias matérias-primas, como uvas, maçã, arroz etc. Ainda hoje o vinagre tem várias utilidades, podendo ser usado para temperar, amaciar, esterilizar e neutralizar odores.

Amaciante de roupas: dissolver 200 ml de vinagre para 6 litros de água. Amacia e não deixa cheiro de mofo.

Peças de lã: quando enxagüadas em água de vinagre ficam felpudas e macias.

Fixador de cor: tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.

Pano de prato: para ficarem bem branquinhos, deixe de molho numa solução morna de água, vinagre e sal.

Bordados que podem desbotar: passar a peça pelo avesso e, com um pano umedecido com vinagre por baixo, as peças voltam a brilhar.

Facilitar o enxágüe ou sabão a mais: diluir vinagre sobre as peças ensaboadas. O vinagre corta a espuma do sabão.

Cobertores: para evitar que eles fiquem duros e ásperos, passar os cobertores rapidamente em água com vinagre após a lavagem (receita “Amaciante de roupas”).

Manchas em tecidos: principalmente de chicletes e desodorantes, desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem.

Colarinhos e punhos: faça uma pasta com vinagre e soda, aplique e deixe por 20 minutos sob os colarinhos e punhos e lavar em seguida.

Limpa-vidros: prepare uma solução de água com vinagre; passe com pano e, depois, use jornal para dar brilho.

Vidro poroso ou com acabamento áspero: misture vinagre e sal grosso até obter o ponto de uma passa; passe nos vidros e remova com pano seco. Atenção: nunca use o sal grosso em vidro transparente, pois poderá arranhá-lo.

Talheres: para que os talheres brilhem, uma vez por semana coloque num recipiente com água umas gotinhas de cândida, vinagre e álcool; deixe de molho por uma noite e enxágüe no dia seguinte.

Insetos: uma esponja embebida em solução com vinagre diluído afasta insetos de espelhos e vidraças.

Louça engordurada: coloque três colheres de sopa de vinagre na embalagem do detergente de costume. O vinagre corta a gordura.

Inox preto: deixe imerso no vinagre a peça de inox por uma noite. Atenção: antes, verifique o selo, certificando-se de que o objeto é mesmo de inox. Caso não tenha certeza, não use o inox, pois poderá estragar a peça.

Mofo: passe um pano umedecido em vinagre em todo interior do armário ou gaveta e deixe secar.

Madeira: duas xícaras de chá de amoníaco, uma xícara de chá de vinagre e ½ xícara de sopa de soda dissolvidos em oito litros de água limpam estantes pintadas e revestimentos em madeira, sem alterar a cor dos móveis.

Lustra-móveis: solução de vinagre com terebintina e óleo de linhaça dissolvida em partes iguais elimina riscos e arranhões na madeira..

Resíduo de cola em plástico: deixe a peça submersa em uma vasilha com vinagre por uma noite; lave em seguida.

Manchas de vela: cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador e papel absorvente; em seguida, lave o local com vinagre.

Gesso: preparar gesso com vinagre em lugar da água torna o produto maleável por mais tempo.

Desodorante de ambiente: prepare uma solução de ervas com vinagre e borrife no ambiente.

Cheiro de pintura: um recipiente pequeno com vinagre retira o cheiro desagradável de tinta fresca do ambiente.

Cheiro de cigarro: preencha um vasilhame de vidro com vinagre puro. O vinagre corta o cheiro da fumaça.

Piso de cerâmica: misture no balde de limpeza 3,5 litros de água, ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco; lave o piso com essa solução como de costume.

Xixi no tapete ou carpete: no local, dissolva vinagre puro, deixe por 15 minutos e retire o excesso com papel absorvente. Se for tapete, verifique a composição do piso para que a peça não seja estragada.

Tapete persa: uma solução forte de vinagre protege o tapete persa das traças. Aplique com um pano úmido por cima do tapete e espere secar completamente antes de utilizá-lo.

Flores: as flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.


Fonte: http://www.destaquesp.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...