DESTAQUES

29 de jun. de 2012

Química: Carreira













Então Químicos Estudantes, dessa vez vamos falar sobre a carreira de um Químico, é um assunto extenso porque como vocês sabem é uma profissão extremamente ampla, em quase tudo que se possa imaginar os químicos estão envolvidos.

 Uma Introdução a Química

A Química é a ciência que estuda a matéria, sua composição e as transformações pelas quais a mesma passa. A química está presente em quase todas as indústrias e atividades humanas, desde a produção de fertilizantes para as colheitas até a produção de combustível para foguetes.

A principal atribuição do Químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias, melhorar processos industriais, produzir medicamentos, cosméticos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia desenvolvendo novos combustíveis e processos químicos para baterias.

Especializações da Carreira em Química

Basicamente há 4 caminhos que o químico pode seguir na sua carreira: química industrial, química pura e aplicada engenharia química e licenciatura:

 Química Industrial: o químico vai atuar desenvolvendo novos produtos, materiais e processos químicos industriais, testando a qualidade de produtos e trabalhando no tratamento de poluição e resíduos.

Química Pura e Aplicada: o químico irá atuar como pesquisador, investigando novas substâncias, suas propriedades tóxicas, energéticas, etc.

Engenharia Química: o engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

Licenciatura: o foco do químico será a sala de aula, lecionando química em escolas e universidades.

Hoje em dia podemos caracterizar Química Ambiental como outro caminho, essa vertente cresceu tanto e se tornou tão necessária para o futuro que discutiremos ela em outra postagem, exclusiva para esse assunto.

Grade Básica do Curso de Química:
  • Cálculo
  • Química Inorgânica
  • Química Industrial
  • Química Analítica
  • Química Orgânica
  • Fisico – Química
  • Física
  • Eletro-quimica
  • Mineralogia
  • Laboratório Prático de Química

Carreira de Químico: Aspectos Favoráveis
O Petróleo atualmente apresenta duas boas oportunidades de trabalho para os químicos, a primeira é trabalhar como especialista, atuando na indústria petrolífera que no Brasil tende a crescer muito nos próximos anos devidos as novas descobertas do presente, a segunda é o oposto, trabalhar pesquisando novas formas de energia e combustíveis para o futuro.

Carreira de Químico: Aspectos Desfavoráveis
O aspecto desfavorável fica por conta da falta de estímulo a pesquisa e das condições ruins que alguns centros de pesquisa Brasileiros apresentam devido a falta de investimentos.

Para atuar, o aluno pode tanto ingressar em curso de nível técnico, como de ensino superior. A vantagem do segundo é que oferece formação completa e amplia as oportunidades no mercado de trabalho. No ensino técnico, o estudante tem informação menos aprofundada e conceitos mais elementares para atuar na operação dos processos industriais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...