DESTAQUES

12 de mai. de 2012

Experiencias, como botar fogo na própria mão! Fogo que não queima!

 Depois de assistir os videos a seguir alguns (eu disse apenas ALGUNS) ficaram se perguntando como essa molecada consegue fazer esse tipo de loucura? Trata-se de química e somente de química. Veja os videos a seguir e tire suas dúvidas:



Oque aconteceu nesses videos é uma reação muito simples proveniente da mistura de duas substância, o Éter etílico (etoxetano) e Tetracloreto de carbono e acontece da seguinte forma:
O éter etílico é uma substância que entra em combustão em baixa temperatura (em torno de 37°C), temperatura essa insuficiente para causar uma queimadura, mas para termos certeza de que não vamos queimar a mão usamos o tetracloreto de carbono, que serve como um inibidor de chamas  (se você tem um extintor de fogo de antes da Segunda Guerra, existe uma boa chance de ter tetracloreto em seu interior).
Enquanto o éter entra em combustão o tetracloreto evapora, evitando que a pessoa queime a mão ao realizar a experiencia.

Cuidados a serem tomados
Deve-se ressaltar que o éter entra em combustão a 37°C, mas essa temperatura continua a subir conforme ele queima, ou seja, se a experiencia demorar a ser feita pode provocar sérias queimaduras.
Para realizar qualquer tipo de experiência que envolva reagentes químicos é de extrema necessidade estar acompanhado de alguém capacitado que entenda do assunto (um professor ou orientador), e saber dos riscos que os reagentes podem lhe oferecer.
O tetracloreto de carbono se manuseado com frequência pode causar problemas renais e até câncer. Quando exposto ao ar e a luz, os éteres produzem peróxidos explosivos, principalmente se forem aquecidos ou destilados. Para evitar isso são usados alguns conservantes em pequenas quantidades.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...