DESTAQUES

6 de mai. de 2012

O cheiro do Gás de Cozinha - GLP


O cheiro do Gás de Cozinha - GLP

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é composto de uma mistura basicamente de 2 gases: Propano (C3H8) e Butano (C4H10). 

Esta mistura é de normalmente de 50% de cada um desses 2 produtos, sendo que o GLP é inodoro (não tem cheiro). Isso mesmo, ELE NÃO TEM CHEIRO.



             image
PROPANO (C3H8)

image
BUTANO (C4H10)

O mercaptano é adicionado ao gás de cozinha,o qual proporciona aquele cheiro desagradável quando há vazamento,já que os dois gases que misturados (propano e butano), que são os combustíveis, são inodoros (O mercaptano serve para facilitar a detectação de um vazamento já que os gases inodoros são extremamente perigosos).

image

Grupo mercaptano são compostos orgânicos que contêm o grupo –SH (designado por grupo tiol, grupo mercaptano ou grupo sulfidrilo).

Os tióis são semelhantes aos álcoois excepto no fato de o átomo de oxigênio ser substituído pelo átomo de enxofre. O nome de um tiol é precedido do nome do hidrocarboneto: ex. etanotiol (C2H5SH). 

O seu cheiro forte e desagradável é uma propriedade característica. Por exemplo, o cheiro do alho (prop-2-eno-1-tiol), o da cebola (propanotiol) e o odor de gambá (3-metil-butanotiol) tem o enxofre na sua composição.

Texto original retirado de: Química Volátil

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...