DESTAQUES

27 de mai. de 2012

Tromba de Elefante

Uma experiência divertida







MATERIAL NECESSÁRIO:

Tromba de Elefante
- Água oxigenada a 6% (pede na farmácia)
- Levedura de cerveja em pó
- 1 Colher de sopa 
- 1 Colher de Chá
- Copo medidor
- Água quente
- Corante alimentar
- Copo alto e estreito
- Alguidar ou taça larga



1. Começa por preparar uma solução, juntando a levedura de cerveja e a água. Adiciona duas colheres de sopa de água quente para cada 2 colheres de chá de levedura de cerveja.



2. Com ajuda do copo medidor, mede 150 ml de água oxigenada e coloca-a no copo. Coloca também umas gotas de corante alimentar. 

3. Coloca o copo dentro do alguidar, ou da taça, e adiciona ao copo a levedura de cerveja. Observa a tromba do elefante a formar-se.

VEJA O VÍDEO E ENTENDA MELHOR

O cientista explica: 

As leveduras são fungos unicelulares, o que quer dizer que são constituídos por uma única célula e que são da família dos bolores e dos cogumelos. 

As leveduras são muito utilizadas na culinária para fazer crescer os bolos ou o pão. Neste caso, esta levedura é usada na fermentação da cerveja. 

A fermentação é um processo em que fungos como as leveduras produzem energia por obterem alimento. 

Nesta experiência a levedura de cerveja funciona como um catalisador (altera a velocidade da reação), ou seja promove a libertação rápida do oxigénio contido na água oxigenada.

Este resultado pode ser comprovado aproximando desta espuma um fósforo a arder. Estando a arder, a chama intensificar-se-á, ou estando a apagar-se, o fósforo reacenderá devido à presença do oxigênio.

AVISO: Recomenda-se cuidado na realização desta experiência, uma vez que desta reação química resulta também a libertação de calor (reação exotérmica), pelo que o recipiente onde se realiza a experiência pode ficar quente.
fonte: KID SAPO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...