DESTAQUES

23 de mai. de 2012

Fibra de Carbono: Definição e Aplicações


FIBRA DE CARBONO

  A fibra de carbono é um composto filamentoso, obtido a partir de vários tipos de materiais compostos de carbono através da decomposição térmica também conhecida como pirólise, contendo pequenas quantidades de materiais inseridos em sua estrutura, como resinas  por exemplo, onde são convertidos, acima de 800 ºC, em um material carbonoso sólido. Em virtude de sua resistência e baixa densidade é utilizada na fabricação naves espaciais, na indústria, de automóveis, entre outros. 


O algodão é uma excelente fonte de carbono em virtude de sua composição ser basicamente celulose, apresenta uma razoável quantidade de carbono, visto que as fibras de carbono contêm cerca de 90 a 91%, do elemento. Porém existem materiais sintéticos e naturais mais viáveis e de custo mais baixo. O processo de Fabricação em função do material pode variar:
  • oxidação do material em torno de 200ºC;
  • carbonização do material a 1000ºC a 2000ºC em atmosfera inerte;


APLICAÇÕES



As fibras carbônicas sozinhas não são apropriadas para uso, porém, ao serem combinadas com materiais matrizes, estas resultam num material com propriedades mecânicas excelentes.

 Normalmente para se produzir componentes à base de fibras de carbono são utilizados processos de modelagem ou moldagem.

 As peças que utilizam estes componentes têm servido em equipamentos de diversas tecnologias, desde a produção aeroespacial até a fabricação de calçados. A resistência das fibras de carbono à presença ou contato direto com produtos químicos corrosivos, etc, e suas estruturas moleculares têm permitido seu uso em peças móveis para a indústria automotiva.

Dependendo de sua composição, os componentes podem ser utilizados em condições adversas de temperatura e pressão. Exemplos do uso de fibras de carbono, são sua utilização concomitante na composição de ligas metálicas, peças cerâmicas, tecidos, materiais ablativos, blindagens resistentes à temperaturas, entre outros.




DESIGN EM FIBRA DE CARBONO


 Design em fibra de carbono
Leve, mais forte que o aço e de aspecto muito elegante, a fibra de carbono já não é um material usado exclusivamente na alta competição automóvel. Actualmente serve para construir ou revestir objectos muito diversos a que confere grande luxo e requinte, desde adereços de vestuário a utensílios domésticos. Conheça algumas das mais belas criações neste material.










 Design em fibra de carbono
O telefone celular Vertu Ascent Ti é um paradigma do luxo e da sofisticação. Para além do revestimento em fibra de carbono, possui um chassis feito em titânio e um monitor em cristal de safira. Raro e caro.





 Design em fibra de carbono
A guitarra Blackbird Rider Nylon é simultaneamente clássica e high-tech A caixa de ressonância possui uma forma invulgar mas muito elegante que, conjugada com a abertura junto ao braço, confere ao instrumento um som especial e único, tão fascinante como o seu aspecto.


 Design em fibra de carbono
À elegância das linhas, acentuada pelo brilho e textura da cor negra do material, junta-se uma qualidade sonora elevada e uma estabilidade total. Sabe-se que estes instrumentos, tradicionalmente feitos de madeira, são extremamente sensíveis ao ambiente (especialmente à temperatura e humidade), o que não se verifica com a fibra de carbono.


 Design em fibra de carbono
Para os fãs dos jogos de computador, o console para a Xbox 360 wireless feita em fibra de carbono é garantia de alta performance. Se o jogo envolver aviões de combate, corridas de automóveis ou ainda naves espaciais, então a combinação é perfeita. Lamentavelmente não se encontra à venda: é personalizada.



  Design em fibra de carbono
Criada pelo designer turco Can Yalman, a Hexa Desk representa a suprema elegância de linhas e dá-nos ao mesmo tempo uma perspectiva bastante razoável do que poderá ser o futuro do mobiliário de escritório. É comercializada em exclusivo pela firma NURUS, especializada em design de alta tecnologia.



 Design em fibra de carbono
A Hermés propõe-nos esta mala de viagem exclusiva feita em fibra de carbono, com a pega e o interior revestidos em pele e as partes metálicas banhadas a ouro de 18 quilates. Apenas irão ser produzidos 500 exemplares deste objecto único de luxo e de requinte.


 Design em fibra de carbono
E por falar em tempo, possuir um relógio Bell & Ross significa fazer parte de toda a tradição da relojoaria suíça e, simultaneamente, estar na vanguarda da tecnologia. O modelo BR 01 Turbillon possui diversos componentes em fibra de carbono e uma caixa no mesmo material. Adequado a situações extremas, tem como público-alvo pilotos, mergulhadores ou astronautas que necessitam de medir o tempo com precisão.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...